From the Brazilian Correio da Bahia
Correio da Bahia
Agnes Mariano
redacao@correiodabahia.com.br

Branco imaculado nas vestes de homens e mulheres, nas velas, fitas, flores, toalhas de mesa, bandeirolas, nos alimentos. Ontem, o terreiro do Gantois se vestiu todo de branco para homenagear Oxalá, o grande pai. As celebrações começaram desde a sexta-feira, com a realização do ritual Águas de Oxalá, mas ontem foi o primeiro dia de festa pública. Membros da casa religiosa e convidados passaram o dia no terreiro, participando de um farto café da manhã e almoço e organizando tudo para a grande festa que aconteceu à noite, a partir das 20h. Segundo membros do terreiro, com o ritual de ontem, teve início o ciclo de festas da casa, que se prolongará até o dia 3 de dezembro.

Depois de passar alguns anos com as portas fechadas, o Ilé Iyá Omi Axé Iyamassé, mais conhecido como terreiro do Gantois, que é o segundo mais antigo do Brasil, reiniciou suas atividades em junho deste ano. De lá para cá, já aconteceram algumas festas, como a de Nanã, em julho, e a de Obaluaê, em agosto, mas “agora é que começa o Odum da casa”, explicam o ogã Edson de Assis e Yomar, também antigo membro do terreiro. Segundo eles, outro detalhe que torna a festa especial é o fato de a nova ialorixá da casa – mãe Carmem, a filha mais nova de mãe Menininha do Gantois -, ser de Oxaguiã (Oxalá jovem), justamente o orixá que foi homenageado ontem.

Num clima de festa familiar, um batalhão de dedicadas e gentis filhas-de-santo se revezou ontem durante todo o dia preparando o terreiro para a festa da noite, recebendo os convidados e filhos-de-santo que não paravam de chegar. Quem aparecia era logo convidado a saborear a mesa farta com deliciosos mingaus, cuscuz, bolos, pastéis, sonhos, pães e sucos dos mais variados tipos. Enquanto isso, mãe Carmem, suas filhas e outros membros do terreiro se revezavam em rituais internos. Entre os amigos da casa que passaram por lá, ontem, para o café da manhã, estiveram o secretário de Cultura e Turismo, Paulo Gaudenzi, e Dinha do acarajé. Para o almoço, eram esperados alguns políticos.

“A sensação que dá é de que a casa está abrindo, que está todo mundo junto e que a união faz a força. A tendência é que tudo corra bem, é só progredir”, comentou o ogã Edinho. Para Yomar, a festa de ontem significou um momento muito especial: “É o início de uma nova era. A água representa a vida e as Águas de Oxalá têm o sentido de purificação”, explicou Yomar. Para quem quiser conferir as festas públicas do Gantois, que acontecem sempre a partir das 19h30, o calendário em outubro é o seguinte: Oxalufan – dia 6; Ogum – dia 7; Omolu – dia 14; Xangô – dia 20; Iroko – dia 27; Exu – dia 28; Ibeji – dia 30. O terreiro fica no Alto do Gantois, Federação.

Sorry, the comment form is closed at this time.

© 2010 Eleda.org Web design and development by Tami Jo Urban Suffusion WordPress theme by Sayontan Sinha