From Brazil’s Correio da Bahia

Ao visitar ontem o terreiro de Ilê Odô Ogê, na Baixa Fria (Boca do Rio), o prefeito Antonio Imbassahy anunciou a construção de uma praça no local, a partir de outubro. O espaço será chamado de Mãe Preta, em homenagem a todas as ialorixás do Brasil, e é uma antiga reivindicação dos inte grantes da casa de culto afro religioso. A expectativa do prefeito é a de que a praça, que ficará defronte ao terreiro, seja inaugurada entre janeiro e fevereiro do próximo ano e que ajude a integrar a comunidade da Boca do Rio.

Agora, os técnicos da Secretaria Municipal de Infra-Estrutura (Semin) vão elaborar um projeto detalhado para o espaço. A praça deve ter um quiosque e um mirante de onde será possível avistar a orla marítima. O babalorixá do terreiro, Air José Souza de Jesus, explica que o espaço pertencia à casa no passado e agora será devolvido simbolicamente com a construção da praça. “Todos do terreiro estão muito agradecidos ao prefeito por essa obra que vai dignificar este espaço”, disse Air.

Durante a visita, Imbassahy conheceu a história do Terreiro Ilê Odô Ogê (que significa Pilão de Prata), fundado em 1963 por Mãe Caetana, tia do babalorixá Air Caetano. O prefeito ficou impressionado com o cuidado que o terreiro é tratado, inclusive com um memorial dedicado a Mãe Caetana e uma biblioteca. “Salvador é uma cidade diferente, mais humana e tolerante, porque existem aqui espaços como o Terreiro Ilê Odô Ogê”, afirmou o prefeito.

Sorry, the comment form is closed at this time.

© 2010 Eleda.org Web design and development by Tami Jo Urban Suffusion WordPress theme by Sayontan Sinha