Estado.com.br.
Baianos fazem festa na Lavagem do Bonfim
Biaggio Talento

SALVADOR – Vestidos de branco, como manda a tradição, milhares de baianos e turistas enfrentaram calor de 35 graus na manhã de ontem para homenagear Nosso Senhor do Bonfim, o santo mais popular da Bahia, na festa da Lavagem do Bonfim. O cortejo comandado por 300 baianas tipicamente vestidas saiu da Igreja da Conceição da Praia, por volta das 10 horas, chegando à Colina Sagrada às 12h20, após 8 quilômetros de marcha animada pelo afoxé Filhos de Gandhy, batucadas e cordões.

Várias autoridades como o senador Antonio Carlos Magalhães, o governador Paulo Souto e o prefeito Antonio Imbassahy (todos do PFL) caminharam com as baianas. Uma repórter da TVE, diante do alvoroço em torno do senador, definiu, em plena transmissão ao vivo: “Ele significa, digamos assim, o Senhor do Bonfim”. Depois dessa “canonização”, ele disse que pediria inspiração ao santo para seu novo mandato no Senado.

A festa começou na segunda metade do século 18, e, no século 19, os adeptos do candomblé passaram a identificar o santo católico com o orixá Oxalá.

Há mais de cem anos, a lavagem, que era feita dentro da igreja, preparando-a para a missa de domingo que encerra o novenário, passou a ser feita apenas na parte externa e nas escadarias.

Água-de-cheiro – Com a igreja fechada, a lavagem assumiu caráter pagão, na visão da Arquidiocese, mas não na do povo, que participa com fé da homenagem. Isso pode ser comprovado quando as baianas lavam o adro da igreja com a água-de-cheiro que levam em jarros floridos. Os participantes da festa disputam gotas dessa água. Alguns fazem o sinal da cruz, como se recebessem água benta.

Neste ano, a festa em frente da igreja teve um show do Coral das Crianças de Salvador, que se apresentou das cinco janelas de cercadura de pedra da Igreja do Bonfim. Carroças, patinadores, mamulengos e pessoas com fantasias exóticas participaram da festa. Depois da lavagem, a festa prossegue nas barraquinhas de comidas e bebidas típicas até a madrugada. A partir de hoje, a igreja reabre para a programação católica que prossegue até domingo.

Sorry, the comment form is closed at this time.

© 2010 Eleda.org Web design and development by Tami Jo Urban Suffusion WordPress theme by Sayontan Sinha