Jornal do Brasil Online
Pais-de-santo e evangélicos da BA travam ‘guerra-santa’

Babalorixás acusam bispo da Universal de discriminar candomblé na TV
SALVADOR – Conhecida em todo o Brasil pela sua diversidade religiosa, a população de Salvador tem acompanhado, nos últimos dias, uma verdadeira ”guerra santa” entre pais-de-santo e pastores evangélicos, principalmente os ligados à Igreja Universal do Reino de Deus.

Desde o início da semana passada, oito babalorixás (pais-de-santo) ingressaram na Justiça com ações contra a Igreja Universal do Reino de Deus exigindo direito de resposta no programa Ponto de Luz, exibido pelas televisões Itapoan (retransmissora da Record) e Cabrália (afiliada em Itabuna).

O programa, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, utiliza símbolos e elementos do candomblé – quiabo cortado, vasilhames, água, farinha e óleo – para criticar a religião afrodescendente. Apresentador do programa, o bispo Sérgio Corrêa também costuma entrevistar pessoas que, antes da conversão à Universal, teriam participado de rituais de magia negra, feitiçaria e bruxaria em terreiros de candomblé.

O promotor da Justiça e Cidadania, Lidivaldo Brito, encaminhou no último fim de semana um ofício à Rede Record, em Salvador, solicitando todas as fitas do programa desde o início do ano.

– Com a análise das fitas, vamos saber se os evangélicos estão realmente discriminando o candomblé – disse.

A Igreja Universal do informou que só vai comentar sobre a ação dos pais-de-santo quando for notificada pela Justiça.

Além do direito de resposta, os pais-de-santo também pedem uma punição aos responsáveis pelo programa.

– A Constituição, em seu artigo 72, assegura a todos os brasileiros e residentes no país o livre exercício de qualquer culto religioso – disse o babalorixá Paulo Roberto Pinheiro, do terreiro Axé Ieié Yápondá Omim Onilê.

– O que os evangélicos pretendem é segregar os adeptos do candomblé. Vamos reagir à altura – disse o diretor do Centro de Estudos Afro-Orientais), Ubiratan Castro. (Agência Folha)

Sorry, the comment form is closed at this time.

© 2010 Eleda.org Web design and development by Tami Jo Urban Suffusion WordPress theme by Sayontan Sinha