São Paulo

Orisha Dono do ano: Ogún

O Ilé Iyamí Oshún Muyiwá informa que segundo nossa tradição o jogo anual de nossa casa revelou a figura de Ogbé/Ejionilé

Entre os Orisa que falam através desse Odu esta o que será o “dono” do ano Ogún. Portanto teremos dois procedimentos, um por ser Ogbé/Ejionilé e outro por ser Ogún o Asiwajú Odú.

O ano regido por Ogbé/Ejionilé é o ano da união e ajuda mutua, o individuo que viver sozinho não será bem sucedido, a sociedade deverá ser valorizada, os encontros e as decisões deverão ser coletivas.
Interdições de Ogbé/Ejionilé para o ano de 2003

  1. Iroko e Afomo vivem juntos. O Afomo que se liga ao Iroko deverá envelhecer unido a ele. OBS: As pessoas não devem abrir mão de suas posses ou propriedades ou separar-se de pessoas queridas.
  2. Aquele que contrariar Ogbé/Ejionilé será punido com graves conseqüências.

Ewó:

Roupas vermelhas, pretas ou cores escuras, vinho de palma, carne de galo, Akasa/Éko que tenha sido embrulhado em folha de bananeira, não devem matar ratos.

Ébó: 8 espigas de milho tenras, efun, ori, owu, morin branco, mel de abelhas, gari eja, gari ekute
Procedimentos:

Assar as espigas ligeiramente na brasa, depois de assadas regar com ori e mel, depositar em uma vasilha branca, colocar por cima efun, gari eja e gari ekute. Cobrir tudo com owu e colocar nos pés de Osala durante oito dias, iluminando com velas permanentemente. No oitavo dia levantar e levar em uma mata fresca e colocar no pé de uma arvore frondosa com chão forrado pelo morin.

Ogún:

Todo primeiro dia do mês fazer sacrifícios públicos a Ogun, no mínimo um galo com as devidas comidas secas, o obí deverá ser partilhado por todos os presentes no ato.

OBS: Não esquecer de sacrificar a Eshú.

Sorry, the comment form is closed at this time.

© 2010 Eleda.org Web design and development by Tami Jo Urban Suffusion WordPress theme by Sayontan Sinha