Correio da Bahia
Cartas, cristais e búzios apontam os acontecimentos que podem marcar 2003
Elieser Cesar

Repleto de esperanças e planos para uma vida melhor, a virada do Ano-novo é também pródiga em previsões, das mirabolantes às mais sensatas e confiáveis, passando também pelo exercício do velho charlatanismo de tentar antecipar o óbvio, como o surgimento de novos líderes políticos, novos talentos nos esportes e nas artes e a morte de pessoas famosas. Os leigos se arriscam a apostar que “o próximo ano vai ser melhor”. Os adeptos do candomblé jogam os búzios – o jogo de Ifá – e os esotéricos consultam as cartas e os cristais para apontar os caminhos que se abrirão ou se fecharão m 2003.

No Brasil, o ano começará sob o signo da mudança, a julgar pelas promessas de campanha do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. É para a mudança também que aponta as cartas do tarô. “Na política haverá muitas mudanças, tanto conceituais como em sua estrutura.Teremos mais oportunidades para as classes menos favorecidas, porém, numa primeira etapa, haverá ainda muita insatisfação”, prevê a taróloga Fátima Beth, da Tenda Oyá, em Itapuã, em Salvador.

Mulher – Ela diz que não haverá mudanças rápidas na economia, mas vislumbra uma redução do desemprego na segunda metade de 2003, quando “as crises econômicas serão mais aliviadas”. “Eu não acredito que Lula veio para trazer o sol. Chegou com uma enxada, para remover a terra e plantar uma semente nova, que vai incomodar muita gente”, observou Fátima Beth, especializada no Tarô de Marselha. Segundo ela, 2003 será um ponto alto para a ecologia e para a Justiça, que poderá ser mais rápida.

A taróloga disse que o próximo ano será regido por Vênus – deusa que simboliza o amor, a afetividade, a beleza e favorece os projetos artísticos. “O ano de 2003 será muito favorável à mulher e bom para as artes”, garante. Para a mulher, porque depois de dois anos (2001 e 2002) sob vigência planetária masculina (Marte e Sol),o ano que se aproxima terá as vibrações de Vênus. “Desse modo será bom também para a área de cosméticos, do vestuário e da beleza”, acrescenta.

A carta 5 do tarô é o Papa – “simbologia cabalística do equilíbrio entre a razão e a intuição, representando também responsabilidade e liderança”. Já a taróloga Isley Paiva alerta: “Lula deve ter muita paciência, pois desilusões e ansiedade poderão deixá-lo deprimido”. Isley, que se gaba de acertar 99% de suas previsões, apontou que Lula terá divergências com dois ministros e três governadores. No esporte, a dupla santista Diego e Robinho farão mais sucesso em 2003, enquanto o pugilista Acelino Popó Feitas também terá bom desempenho. No cinema, o filme Cidade de Deus continuará sua trajetória de sucesso. E o apresentador Gugu liberato, garante ela, será pai novamente.

Três orixás vão reger o período

O ano de 2003 será regido por um triunvirato de orixás -Iansã, Xangô e Ogum. A garantia foi dada pelo babalorixá Ducho de Ogum, do terreiro do Ilê Axé Auá Negy, no Engenho Velho da Federação, em Salvador, depois de consultar o jogo de búzios, no começo da tarde de ontem. “Ogum entregará a regência a Iansã e Xangô, mas que, por ter ciúme desse último orixá, não deixará de influir sob o novo ano”, explica o pai-de-santo.

“Deusa dos raios, das trevas e das tempestades, Iansã estará com sua espada para defender todos. Orixá da justiça, Xangô estará com a chave de ouro para abrir e destrancar o caminho dos homens. Empunhará também a caneta e o livro para defender a todos nos tribunais. Com sua espada e seus metais, Ogum também não deixará de reinar. Ficará sempre por perto de Iansã e Xangô”, acrescentou ele.

Ducho de Ogum disse que, em 2003, os orixás vão pedir paz e misericórdia para os homens. Afirmou que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, “deve ter compreensão com o povo pobre, para que as pessoas desassistidas não passem mais necessidades”. Depois de observar que não era ele, mas o jogo de búzio o responsável pelas previsões, Ducho de Ogum afirmou que Lula vai encontrar muitas dificuldades “para desembaraçar tudo o que está aí”. O babalorixá informou ainda que os orixás querem a união da família, como forma de acabar com a desarmonia no mundo e pedem para que as demais religiões não invadam a privacidade do candomblé. A poucos metros do terreiro de Ducho de Ogum há uma igreja pentecostal.

Sorry, the comment form is closed at this time.

© 2010 Eleda.org Web design and development by Tami Jo Urban Suffusion WordPress theme by Sayontan Sinha