Agencia Estado
Estadao.com.Br

O Farol da Barra, um dos principais cartões postais de Salvador, capital baiana, reuniu milhares de baianos para a festa de Réveillon, comandada pelas cantoras Gal Costa, Ivete Sangalo e Margareth Menezes.

Os fogos de artifício foram disparados de balsas para favorecer uma visão plena de todo o espetáculo de vários pontos da orla da cidade.

Ao amanhecer, a festa se mudou para a Praia de Boa Viagem, na Cidade Baixa, onde centenas de embarcações participaram da procissão marítima do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, uma das mais tradicionais do calendário católico.

Depois da volta da imagem do Bom Jesus, recomeçaram os rituais religiosos em meio à chamada Festa de Largo, realizada ao som de batuques, e o consumo de bebidas e de comidas típicas.

A primeira missa do ano fez os fiéis subirem a Colina Sagrada, onde fica a Igreja do Bonfim.

Grande parte da orla da capital baiana, porém, amanheceu pontuada de despachos, ou ebós, como são chamadas as oferendas de comida e de bebida que são feitas aos orixás, de acordo com os adeptos do culto afro. Os chamados “trabalhos de limpeza”, também conhecidos como “sacudimento”, são recomendados no período do Ano-Novo por cerca de mil terreiros de candomblé, em Salvador.

Sorry, the comment form is closed at this time.

© 2010 Eleda.org Web design and development by Tami Jo Urban Suffusion WordPress theme by Sayontan Sinha